HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] O Diário de Anne Frank em Quadrinhos



            O Diário de Anne Frank em QuadrinhosSinopse: Um dos livros mais lidos do mundo agora chega ao Brasil em sua primeira edição oficial em quadrinhos, autorizada pela Anne Frank Fonds Basel “O diário de Anne Frank” foi publicado pela primeira vez em 1947 e faz parte do cânone literário do Holocausto. E agora, pela primeira vez, vem à luz esta edição em quadrinhos. O roteirista e diretor cinematográfico Ari Folman e o ilustrador David Polonsky demonstram com essa adaptação a dimensão e a genialidade literárias da jovem autora. Eles tornam visual o contemporâneo documento histórico de Anne Frank e traduzem o contexto da época no qual foi escrito. Baseada na edição definitiva do diário, autorizada por Otto Frank, pai de Anne – um dos livros mais vendidos do mundo, publicado no Brasil pela Editora Record –, esta versão em quadrinhos torna tangível o destino dos oito habitantes do Anexo durante seus dias no esconderijo.

Título: O Diário de Anne Frank em Quadrinhos | Autor (a): Anne Frank; Ari Folman; David Polonsky | Páginas: 160 | Editora: Record | Ano: 2017 | Classificação: 5/5  | SKOOB


Resenha: Há livros que dispensam comentários e um deles é O Diário de Anne Frank. Eu diria que esse livro não é sobre a Segunda Guerra Mundial, ele é sobre uma adolescente judia que teve sua vida interrompida pela Guerra. Mais do que os relatos sobre a guerra, vamos conhecer essa jovem que encontra no diário uma forma de extravasar seus sentimentos e pensamentos.

Anne Frank não é nada do que eu imaginava e isso foi ótimo. Vemos no diário uma menina com seus sonhos, dúvidas, medos e inseguranças. Uma adolescente com os típicos problemas adolescentes, tendo que enfrentar uma guerra, ser perseguida e morar por 2 anos em um esconderijo minúsculo junto com sua família e outros desconhecidos.

Um dia, Anne escuta no rádio que os diários escritos por judeus seriam publicados no pós-guerra e é aí que ela começa um trabalho de revisão em seu próprio diário já sonhando com a vida de escritora famosa (que era seu sonho profissional).



Nunca tive coragem de ler esse livro, apesar do meu enorme interesse em conhecer a vida da Anne. Até que a editora Record lançou essa versão em quadrinhos e eu decidi que era hora de conhecer essa história tão famosa. Minha escolha em ler o quadrinho, antes da obra original, foi com o pensamento de que meu contato com a história, dessa forma, seria menos denso. Não sei dizer se foi menos denso, mas posso afirmar que foi uma experiência nova e interessante.

Ainda não li o livro original, mas pelas resenhas que vi, essa versão em quadrinhos é bem fiel à obra. E já digo o quão bem feito foi o trabalho desenvolvido pelos idealizadores. As ilustrações são incríveis e tornou a leitura ainda mais profunda. A todo momento me senti ao lado da Anne passando as angústias da Grande Guerra e foi difícil conter a emoção.



Gostei muito dessa versão e indico de olhos fechados!

E agora que li esse quadrinho, quero ler outros do mesmo gênero e HQs. Então, estou aceitando dicas!

Um beijo e até a próxima!


30 comentários:

  1. Oi Bárbara
    Eu realmente tenho um certo preconceito com esse livro, justamente porque todo mundo ama e como eu sempre imaginei que falasse sobre o Holocausto, ficava com receio de me sentir muito emocionada com o livro, como se ele fosse me deixar em uma tristeza sem fim. Eu não leria a história mas quando vejo que é em quadrinhos, a gente começa a repensar. Talvez eu realmente leia!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!
      Que bom que você mudou de ideia. Eu pensava exatamente como você, mas não me arrependo de ter lido o quadrinho. Inclusive, agora tenho interesse em ler a obra original! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Guria, amei a resenha! Eu admito que nunca tive o mínimo interesse nesse livro, primeiro porque achava que falava diretamente sobre a Segunda Guerra e eu não sou fã de livros com essa temática, e segundo porque todo mundo fala dele e eu acho que isso acabou me desanimando (não faz muito sentido, mas na minha cabeça faz HAHA), enfim, curti muito saber que o foco não é somente a guerra e fiquei interessada nessa versão em quadrinhos, acho que eu também aproveitaria melhor a leitura se fosse assim. Adorei a resenha!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Sei como é isso. Às vezes as pessoas falam tanto de um livro que desanimo em ler também, rsrs.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Bárbara, confesso que tenho a mesma ideia que vc sobre ler o quadrinho! Como não li a obra original, fiquei com vontade de ler essa edição para ter um primeiro contato, parece uma excelente experiência!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      É uma ótima experiência mesmo e de forma mais leve. Com certeza vale a pena :)
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!! Esse livro é uma obra prima ,todas as edições são lindas. Quero essa e uma outra de capa dura. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Agora eu quero todas as edições, haha. Mas a que mais chama minha atenção é aquela que imita o diário da Anne ^^
      Beijos

      Excluir
  5. Quero tanto ler esse livro e adorava ver essa versão ilustrada publicada em Portugal, confesso que nunca li essa história mas quero muito.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vale muito a pena mesmo ler! Dê uma chance e você não vai se arrepender!
      Abraço

      Excluir
  6. Oie,

    Ainda não Li Anne Frank, mas é um livro que está na minha lista de leitura.
    Adorei esse livro de quadrinhos, as artes dele é muito bonita. vou procurar para adquirir.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      Também adorei as ilustrações! Ele forma um lindo trabalho de arte :)
      Beijos

      Excluir
  7. Amei sua resenha, Bárbara. Gosto muito de livros com ilustrações e esse parece ser incrível. Tenho uma outra versão dessa história e ainda não li, acredita? Depois desse post vou começar ler amanhã! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila!
      Que bom que você ficou animada em ler. Eu ainda não tenho a versão original, mas quero muuuito ler!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi flor, que coisinha mais fofa essa edição em quadrinhos! Eu, assim como você, apesar de querer saber mais sobre a vida de Anne Frank, nunca tive a coragem de ler o livro em si. Eu já tinha visto essa edição em quadrinhos uma vez e gostei dela, embora ainda não a tenha lido também... rs Acho que adaptações assim de livros para HQ's eu só li mesmo American Gods, de Neil Gayman...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna!
      Essa foi a primeira HQ que li e ameiii. Já quero ler outras :)
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Bárbara, tudo bem?
    Nossa que legal!! Essa é uma história incrível neh... adorei a dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Olá Bárbara
    Eu comecei a ler O Diário de Anne Frank, e me tocou tão forte que eu parei a leitura por um tempo para me preparar um pouco, mas quando eu terminar eu quero muito ler essa versão em quadrinhos, muito interessante!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nívea!
      Posso imaginar o quão forte é. A leitura do quadrinho é mais tranquila, com certeza, mas não deixa de ser emocionante.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Bá, tudo bom?
    Menina, eu tenho a edição capa dura da Anne Frank aqui e nunca li.
    QUE VERGONHA DE MIM!
    Mas esse ano vai, tá? Vai mesmo, juro! rs
    Beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Capa dura, jura? Sou doida naquela edição que emita o diário da Anne.
      Leia sim! É uma história muito emocionante.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, Bah! =) Tudo bom?

    Olha, se não me engano foi através do filme "Escritores da liberdade" que passei a querer ler esse livro, fiquei bem curioso mesmo e tocado. Não sabia da existência dessa HQ, mas já quero ler também. Digo que só vou ler O Diário quando puder comprar a edição especial da Record, parece mesmo um diário, é linda, mas cara demais, por isso ainda não comprei. Mas quando puder eu compro e leio.

    Tenta ler a narrativa orginal agora.
    =)

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di!
      Também quero essa edição e ela é bem cara mesmo. Vamos aguardar uma promoção, né?

      Excluir
  13. Olá Bárbara! Tudo bem?
    Nossa, não conhecia esse livro com a história da anne frank em quadrinhos.. eu nunca li o livro original, tenho medo de não gostar.. mas agora fiquei curiosa pela HQ e de repente vou ler ela primeiro para ver o que acho ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara!
      É uma boa ideia que daí se você gostar é só ler o original :)
      Beijos

      Excluir
  14. É uma das minha histórias favoritas e eu não tinha ideia que havia uma versão em quadrinhos, JÁ QUERO!!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  15. Oi Barbara
    Eu li "O diario de Anne Frank" ,a personagem amadurece muito ao livro e tem um momento que você tem que pegar um caderno (ou post-it) para guardar um trecho do livro.
    Eu não li os quadrinhos,mas ja amei as ilustrações.Todas são muito fofas

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi!
      Eu marquei vários trechos nessa edição com post-its ^^
      Também notei o amadurecimento dela :)
      Beijos

      Excluir
  16. Essa edição ficou linda mesmo. Fico feliz que tenha sido uma boa experiência para vc.
    Já li o livro e gostei. Também fiquei impressionada com o jeito da Anne, mesmo diante do caos ela conseguiu ser uma adolescente normal com seus desejos e descobertas da idade, mas madura ao mesmo tempo diante de tudo que eles estavam passando.
    Enfim foi ótimo conferir suas impressões. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.