HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Mary Poppins- P.L.Travers


       Sinopse: Uma das personagens mais originais e universalmente amadas da ficção, agora, na coleção Clássicos Zahar. Carregando um guarda-chuva e uma maleta, Mary Poppins entra em cena voando. Literalmente. Gravada no imaginário das crianças de várias gerações, essa chegada fabulosa da peculiar babá da família Banks abre as portas para muitas outras aventuras e surpresas, como a história da vaca dançante e um chá da tarde nos ares. Mary Poppins é durona e misteriosa, e totalmente irresistível. Publicado em 1934, o livro foi um sucesso instantâneo e desde então fascina leitores de todas as idades. Essa edição inclui apresentação, cronologia de obras e vida da autora, notas e tradução. Como extra, traz ainda uma palestra da autora sobre, não, escrever para crianças.


Título: Mary Poppins |Autora: P.L.Travers |Páginas: 192 |Editora: Zahar |Ano: 2017 |Classificação:  5/5 | SKOOB

Resenha: A resenha de hoje é sobre um livro infantil que foi escrito por uma autora que jura que seu livro não é para crianças. Confuso?


Mary Poppins é o típico livro que fala por si só. Alguém sabe quem o escreveu? Claro, foi P.L. Travers. Mas, quem é essa pessoa? Homem ou mulher? Quais são suas demais obras publicadas? Eu não sabia nada disso até ler sua mini biografia presente nessa edição da Zahar. Isso porque Mary Poppins fez tanto sucesso que sinto como se a personagem ganhasse vida e ela fosse a autora e a ficção ao mesmo tempo.

Nesse livro, vamos conhecer essa babá de personalidade forte, que leva muito a sério sua aparência e que não leva desaforo pra casa. Mas apesar desse "q" rabugenta, ela é a babá que toda criança gostaria ter. 

Ela chega à casa da família Banks voando através do vento leste (literalmente) segurando sua tão famosa sombrinha e sua bolsa feita de tapete. Ela vai apresentar às crianças um mundo cheio de aventuras em um tom mágico. A cada capítulo, vamos acompanhar histórias diferentes (e bem rapidinhas) que chegam a ser bizarras, como a saga da vaca dançante. 

Ficou claro para mim, desde o primeiro capítulo, que esse livro é destinado para o público infantil, mas a autora afirma que seus livros não foram escritos para um público específico.. se as crianças se apoderaram dele, que seja, ela não poderia fazer outra coisa a não ser aceitar. Inclusive, ela faz uma comparação bem bacana acerca dos contos de fadas, que eram contados oralmente para entreter o povo. Foi só a partir do século XVIII que os pesquisadores passaram as histórias para o papel e, as crianças, se apoderaram sobre eles (risos).

Com uma escrita cativante, vamos mergulhando nas aventuras das crianças Jane e Michael junto à Mary P. São nas entrelinhas que observamos os aprendizados, o que me lembrou um pouco ao Pequeno Príncipe. E, diferente de Peter Pan, o menino que convencia outras crianças a irem para a Terra do Nunca e serem crianças para sempre, Mary Poppins, através das aventuras, ajuda as crianças a crescerem.

Sobre essa edição, eu só tenho elogios a fazer à editora Zahar. Além de ser uma edição linda, o livro é comentando e ilustrado. Além disso, há um prefácio rico em detalhes sobre a vida da autora, o que tornou a leitura ainda mais enriquecedora e há, também, uma entrevista da autora no final da obra.


As demais considerações sobre o livro, eu fiz em vídeo no canal. Abaixo, vocês podem conferir! 


Um beijo e até a próxima!

29 comentários:

  1. Oi, Barbara!
    Essa edição está linda demais! Adorei os tons da capa.. deixou bem sutil e maravilhosa!
    Confesso que não tenho muita vontade de ler o livro e não conheço muito sobre Mary Poppins =X
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      As edições da Zahar sempre me conquistam! Uma pena que você não tenha interesse.. espero trazer outras dicas literárias que você goste :)
      Beijos

      Excluir
  2. Que resenha maravilhosa! Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, mas realmente, Mary Poppins parece que é a protagonista e a autora ao mesmo tempo HAHA que loucura, né? Adorei a resenha!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Que bom que você gostou <3
      Acho que só pensando no assunto que a gente percebe, né? Loucura, rsrs.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Barbara,
    Eu sou apaixonada por essa edição. Quero muito ler o livro, porque eu nunca vi o filme, acredita? HAHAHAHAHAHA
    E se assistir, quero aquele original não o remake que farão.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Essa edição é linda mesmo. Fico babando, rs.
      Sobre o lançamento cinematográfico esse ano, na verdade, será uma continuação do primeiro ^^
      Beijos

      Excluir
  4. Oi! Essa editora arrasa nas edições, sou doida para ler esse livro, que interessante ela dizer que não é para crianças o livro e a explicação faz sentido. Mas existem muitas coisas que servem para todas as idades. Espero ler em breve. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Verdade, acho que não podemos determinar idade, né? Tipo O Pequeno Príncipe que é para todo mundo ^^
      Beijos

      Excluir
  5. Um dos meus desejos é comprar uma edição maravilhosa dessa história para a ler pela primeira vez, eu adoro o filme e de facto a história da Mary Poppins é mais uma lição para os pais do que propriamente para as crianças =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que você consiga fazer essa aquisição. Vale a pena!
      Abraço

      Excluir
  6. Oi Barbara.Tudo bem?
    Estou louca para ler "Mary Poppins " esse ano .Até agora ainda não li nenhum livro desse clássico .
    Amei a sua resenha .Acho que até o fim desse ano essa edição da editora Zahar esteja na minha estante.

    BEIJOS

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Tudo bem e com você?
      Vou ficar na torcida para que você consiga essa edição. Vale super a pena!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi,
    Só pela edição da Zahar da vontade de ler o livro.
    Já tinha ouvido falar da Mary Poppins, mas não tinha parado ler mais sobre ela.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica!
      A Zahar arrasa, né? Amo as edições clássicas deles!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Bárbara, tudo bem? Sonho de consumo ler e ter Mary Poppins, eu amo o filme, meu preferido da Disney de todos os tempos!! Fico feliz que vc tenha gostado da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo bem e com você?
      Adorei o livro e estou super ansiosa para rever a antiga adaptação da Disney e assistir o lançamento desse ano! ^^
      Beijos

      Excluir
  9. Ownt, essa edição é linda demais! Sou louca pela Zahar dese muito tempo e a cada vez me apaixono mais! Esse livro, quando você mencionou a questão do "não ser escrito para crianças", associei logo, assim como você, aos contos de fadas! =)
    Mas seja para crianças ou não, é uma babá que todos gostariam de ter em suas vidas, pois apesar de ser de personalidade forte, ela apaixona todo mundo... S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna!
      Apaixona mesmo! Gostei muito de conhecer Mary Poppins e, apesar de não ter sido escrito para crianças, vou ler para meus filhos um dia :)
      Beijos

      Excluir
  10. Eu tenho o livro mas em outra versão, não nessa maravilhosa da Zahar. Quero muito ler, pois ainda não li.. já é um clássico..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      Só por essa edição já dá vontade de ter na estante, né? <3
      Beijos

      Excluir
  11. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro e já fiquei muito interessada :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi minha chará! Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas pelo que você nos contou, parece ser mesmo cativante hahah. Parece destinada ao publico infantil, mesmo que a autora não o tenha feito especificamente para isso, mas mesmo assim, eu super o leria!
    Um beijooo! Faz tempo que eu não vinha no seu blog, fico feliz em ter vindo.

    https://sonhoinverossimil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Tudo bem e com você?
      Parece mesmo, rsrs. Mas, enfim, o importante é a qualidade da obra!
      Que bom que veio. Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  13. Apesar de parecer confuso eu gostei bastante. Fiquei com vontade de ler, rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Bárbara =)

    Eu adoro o filme da Mary Poppins e não sabia que tinha o livro *-*
    A edição é linda e fiquei bastante curiosa para conhecer essa visão da história.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane!
      Que bom que gostou da dica. O livro é bem fofinho ^^
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Barbara!
    Achei legal essa visão da autora de que seus livros não são para um publico especifico. Acho que os melhores livros são assim.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Mari! Os melhores livros são atemporais e para todos os públicos!
      Beijos

      Excluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.