HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Amor de Redenção- Francine Rivers

        Amor de RedençãoSinopse: Nesta versão da história bíblica de Oseias, Francine Rivers conta o romance entre uma prostituta e o honesto e gentil agricultor que se casa com ela. 'Amor de redenção' começa com a Corrida do Ouro de 1850 e sua atmosfera de dura competitividade e ganância. Angel, vendida como prostituta quando criança, aprendeu a desconfiar de todos os homens, que a veem apenas como uma forma de satisfazer seus desejos. Quando o virtuoso Michael Hosea recebe de Deus a ordem de se casar com Angel, ele obedece, apesar de seus receios.






Título: Amor de Redenção|Autora: Francine Rivers|Páginas: 460|Editora: Verus|Ano: 2010|Classificação: 4,5/5 |SKOOB


Resenha: Esse é aquele tipo de livro que faz você pensar na história o dia todo. Até mesmo nos momentos em que eu não estava lendo, eu pensava em tudo o que tinha lido. O livro é denso e vai expor cicatrizes profundas de uma personagem que foi vendida para a prostituição aos 8 anos idade. Ela sofre muito, mais do que podemos imaginar, e quando a luz no fim do túnel finalmente fica visível, ela não ousa criar esperanças de que sua vida possa melhorar.


O livro inicia nos apresentado Sarah, uma garotinha que vive com a mãe em uma bela casa de campo. Logo nas primeiras páginas nós já vivenciamos o primeiro trauma de Sarah: a rejeição do pai. Essa rejeição (por ela ser uma filha bastarda), leva o pai a expulsar tanto a filha, quanto a amante, da casa que ele custeava para as duas. Elas tentam encontrar abrigo em vários lugares, até parar em um casebre em Nova Iorque. A mãe acaba se tornado prostituta para sustentar a filha e sua vida se torna miserável. Ela chora o tempo todo pela vida e pelo amor perdidos.

Tudo piora com a morte de sua mãe porque nesse momento seu tio Rab fica desesperado sem saber o que seria do futuro da pequena Sarah. Rab é um sujeito de bom coração, mas passa a maioria dos dias bêbado. E é por isso que ele acaba decidindo que Sarah deveria ser adotada por um boa família, que pudesse oferecer conforto, amor e carinho à menina. Conseguir uma família não seria nada difícil porque a menina era linda. Sua beleza era fora do comum, loira, com olhos bem azuis e um ar angelical. Todos sabiam que ela se tornaria uma mulher extremamente linda um dia.

De fato, rapidamente Rab consegue alguém que está disposto a adotá-la, mas o problema é que ele não imaginava a quem ele estava entregando a menina. Fica óbvio para nós, leitores, que tudo nesse história de adoção está errado, mas Rab não percebe. Ele acredita fielmente que Sarah irá ser adotada por um homem rico mas, na verdade, ela é comprada por um dos homens mais perversos que eu já vi no mundo literário.

Naquela mesma noite ela conhece a escuridão, isso porque Duke (o homem que a comprou) só gostava de garotinhas e Sarah, com apenas 8 anos, iria aprender, naquele momento, tudo o que um homem era capaz de fazer.

“Você está se preocupando com coisas que não podemos controlar. Apenas aceite tudo, um dia de cada vez”.

Dez anos se passam e várias coisas acontecem com Sarah desde então. Ela nunca revelou seu nome para ninguém, por isso, todos a chamam de Angel. Não vou entrar em detalhes mais sobre a história para vocês terem a experiência por completo. Mas quando eu disse que em um momento a luz no fim do túnel surgiria para Sarah eu estava me referindo à Michael Hosea, um fazendeiro religioso e de bom coração. Logo na primeira vez que ele viu Sarah/Angel, ele se apaixona por ela e escuta Deus dizendo que ela seria sua esposa. Mas, vocês podem imaginar como Michael reage ao tomar conhecimento da profissão dela... A questão é: Michael tem 26 anos e se guardou para a mulher certa. Como ele vai reagir a esse chamado de Deus? E como Angel/Sarah vai reagir ao pedido de casamento de um homem que não quer seu corpo, mas sim sua mão em casamento?

“Michael tinha sido algo novo para ele também. Era um daqueles homens raros que viviam de acordo com o que acreditavam, não de vez em quando, mas a cada minuto do dia, mesmo quando as coisas ficavam muito difíceis. Gentil como era, terno como era seu coração, não havia nenhuma fraqueza em Michael Hosea. Era o homem mais decidido que Joseph conhecia. Um homem como Noé. Um homem como o rei-pastor Davi. Um homem com a fibra do coração de Deus”.

Vou parar por aqui, mas acho que vocês já devem ter percebido o quanto esse livro é denso. Eu fiquei vidrada nas páginas e só queria ler o dia inteiro para saber qual seria o destino dos personagens. Me emocionei muito e tirei muitos ensinamentos dessa história. Esse é o tipo de livro que te marca e te faz refletir sobre a vida, sobre nossos erros, acertos, mas, principalmente, sobre perdão.

Indico essa leitura de olhos fechados, mas só com uma ressalva: esse livro é realmente denso. Há cenas tristes e outras que ficamos indignados. A protagonista tem um passado obscuro e fiquei incomodada em vários momentos. Então, se você não curte esse tipo de leitura, não leia. Mas, se isso não for um problema para você, acredito que vale a pena dar uma chance. E, para quem não sabe, esse livro foi baseado na história bíblica de Oseias. Com certeza essa foi uma leitura que me marcou e que sempre foi lembrar.

E se você já leu, me conte nos comentários o que achou. Vou adorar conversar com vocês!

“Amem o Senhor seu Deus e amam-se uns aos outros. Amem-se uns aos outros como Ele os ama. Amem com força, propósito e paixão, não importa o que surja contra vocês. Não fraquejem. Enfrentem a escuridão e amem. Esse é o caminho de volta para o Éden. Esse é o caminho de volta para a vida”.

Ps. E mais uma ressalva. Temos que sempre respeitar as religiões. Um ponto específico no livro me incomodou um pouco. Sou católica, o livro foi escrito por uma protestante. Não vejo problema em ler livros escritos por protestantes, mas fiquei chateada com uma imagem criada.. quem ler vai entender e não vou me estender nesse assunto porque não gosto de discutir religião. 

Um beijo e até a próxima!

6 comentários:

  1. Oi Bárbara! Tudo bemW? Não é o tipo de leitura que me agrada muito, mas fico feliz que tenha gostado e que a história tenha te marcado. É bom quando gostamos de um livro e sempre lembramos dele, independente de quanto tempo passe. Sobre a sua ressalva em relação a religião, também acho desnecessário criticar outra através de algo criado. Ninguém é dono da verdade e respeito é fundamental.

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bahzinha

    Gente, como assim ela é violada aos 8 anos? Que pesado! Chegou a me dar uma coisa ruim aqui, de verdade!
    Achei o enredo muito interessante e bateu forte a vontade de ler aqui, vou ver o preço do ebook!
    Sobre o teor religioso, eu também sou católica e não vejo problemas em ler livros escritos por protestantes, mas acho que autores não devem opinar e nem apontar nada na religião alheia. Enfim...

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bah!
    Muitas pessoas já me recomendaram esse livro e até já cheguei a começar a lê-lo, mas percebi essa densidade da história e deixei pra outro momento.
    Parece ser uma história super marcante msm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Babi!
    Eu já li esse livro e gostei bastante.
    É delicado e comovente. Fiquei com um pouco de raiva da protagonista, mas Michael é apaixonante.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caramba, Bah.
    Não conhecia o livro, e eu adorei! A resenha está ótima e eu já estou correndo providenciá-lo para ser uma das minhas próximas leituras.
    Bjs*.*
    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  6. Amiga que resenha maravilhosa. Já tinha visto esse livro pela blogsfera tempos atrás, mas nesse mar de lançamentos acabei esquecendo dele. Lendo sua resenha pude sentir um pouco do drama dessa protagonista, coitada sofrimento constante. Torcendo para que ela encontre a felicidade ao lado de alguém que a ame. Valeu pela indicação. Parabéns pela leitura, pelo ótimo texto e pela linda foto (amei). Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.